Celebrante e cerimonialista é a mesma coisa?
Existe ainda uma certa confusão sobre quais são as atribuições de um assessor, de um celebrante e de um cerimonialista em um casamento. Cada um desses profissionais tem atribuições diferentes para que o grande dia seja perfeito.
Entenda melhor o que faz cada um deles:
Assessor de Casamento
Esse profissional chega a ser considerado o verdadeiro anjo da guarda do casamento, pois é ele que, junto dos noivos, planeja e cuida de todos os detalhes do evento. Seu trabalho incluiu desde o levantamento de preços até a contratação e fiscalização dos serviços. Antenados com o mercado de casamentos, os assessores são cheios de boas e contemporâneas ideias.
Celebrante
É a pessoa responsável por realizar um casamento através de uma cerimônia formal ou informal, dependendo do desejo do casal. Celebrante é a profissional selecionada para dar vida à cerimônia do seu casamento ou bodas, contando de uma forma única a sua história de amor. Inclusive, alguns celebrantes são habilitados a realizar casamento com efeito civil.
Cerimonialista
É o profissional que, no dia do evento, organiza e coordena a cerimônia e festa, definindo o roteiro (cerimonial), zelando pela etiqueta e atuando junto aos fornecedores e profissionais contratados para que tudo ocorra conforme o planejado. A função pode ser exercida pela assessora do casamento, que atuou previamente no planejamento do evento, ou ser contratada apenas para o dia.
No Guia de Casamento você encontra um glossário completinho para conhecer, de A a Z, esse vasto e gostoso mundo dos casamentos. E lembre-se, o sucesso de um casamento depende muito das sincronicidade e trabalho em equipe dos fornecedores.